29/02/2020
alimentos ricos em ferro

Alimentos ricos em ferro – as 10 melhores opções

O ferro é um dos minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Ele tem papel fundamental na constituição da hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio no organismo. Por isso, comer alimentos ricos em ferro é fundamental.

De fato, a deficiência de ferro resulta em anemia (baixa hemoglobina) acompanhada por fadiga extrema e diminuição da resistência à infecção. As mulheres grávidas são as mais expostas porque a falta de ferro pode levar ao retardo do crescimento fetal e outras consequências mais graves.

Para ajudar você a manter a taxa adequada de ferro no corpo, eu preparei o artigo de hoje com os alimentos ricos em ferro. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Os melhores alimentos ricos em ferro

1. Cominho: 66 mg por 100 g

Cominho é o tempero mais rico em ferro. Contém 66 mg de ferro por 100 g de especiarias. Para você ter uma noção, pimenta (29,7 mg) e canela (8,3 g).

Contudo, eles contribuem pouco para nossas contribuições porque não as consumimos em grandes quantidades. No entanto, não hesite em polvilhar seus pratos, porque eles têm muitas outras virtudes nutricionais (antioxidantes, anti-infecciosos). Além disso, eles facilitam a digestão e aliviam a azia.

2. Tomilho: 30 mg por 100 g

Esta planta aromática é rica em ferro. Em 100 g de tomilho, são encontrados 30 mg de ferro. Além disso, alivia a tosse (quando consumida como chá de ervas) e ajuda a tratar a bronquite. Possui uma atividade benéfica na placa dentária (para uso em gargarejos e enxaguatórios bucais).

Graças às suas propriedades antissépticas, o tomilho alivia a inflamação da pele (cataplasma). Um dos constituintes do tomilho, o carvacrol, pode até ter efeitos relaxantes em pessoas com ansiedade. Não hesite em temperar e saborear seus pratos cozidos com esta erva mágica!

3. Spirulina 28,5 mg por 100 g

Alguns gramas por dia para uma saúde de ferro! Aqui está um bom resumo da Spirulina, uma alga de água doce. Esta microalga, muito rica em minerais e vitaminas, tem propriedades surpreendentes.

Além disso, é uma alternativa à proteína animal por excelência, também contém uma grande quantidade de ferro, mas também ômega 6, clorofila, oligoelementos e minerais.

A estrutura da célula é boa, o que lhe dá a vantagem de ser facilmente assimilada pelo corpo. Você pode consumi-la como um suplemento alimentar 100% natural (pó ou cápsula).

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4. Gergelim: 16,6 mg por 100 g

Na forma de óleo ou sementes, o gergelim tem vários benefícios à saúde. Como a Spirulina, o gergelim é uma fonte valiosa de proteína vegetal, além de ser um dos alimentos ricos em ferro.

Suas sementes também são benéficas para a digestão, devido ao seu bom teor de fibras. O gergelim não é deixado de lado quando o assunto são oligoelementos: é rico em potássio, zinco, magnésio, cálcio e fósforo. O gergelim se integra facilmente às suas receitas salgadas e doces.

5. Soja: 15,7 mg por 100 g (um dos melhores alimentos ricos em ferro)

Em síntese, essa é outra alternativa à carne, que é particularmente rica em proteínas e ferro. A soja também contém gorduras insaturadas, mais recomendadas do que as gorduras saturadas de produtos de origem animal, que são frequentemente consumidos em grandes quantidades.

6. Chocolate preto: 10,7 mg por 100 g

Chocolate amargo (mínimo de 70% de cacau) sempre teve uma boa reputação. Rico em ferro com seus 10,7g mg, é também uma excelente fonte de magnésio (30g / 100g) e antioxidantes.

Teria até uma ação protetora contra doenças cardiovasculares, preservando a saúde de nossas artérias. Não há razão para não comer um ou dois quadradinhos por dia.

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7. Castanha de caju: 6 mg por 100 g

O caju é um dos alimentos ricos em ferro com seus 6 mg por 100 g. Os cajus são ricos em lipídios e mono aminoácidos -insaturada (a gordura boa), idêntica à do azeite virgem extra. Eles são um lanche interessante nutricionalmente, desde que sejam consumidos em quantidades razoáveis.

Contudo, prefira-os orgânicos, comprados a granel e principalmente com sabor natural, porque o açúcar ou o sal adicionado quando grelhados ou caramelizados os transformam em pequenas bombas calóricas.

8. Pinhões: 5,5 mg por 100 g (um dos melhores alimentos ricos em ferro)

Tão pequenos quanto preciosos, os pinhões são sementes comestíveis de algumas variedades de pinus. Eles contêm a maioria dos nutrientes essenciais: carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, fibras.

Com estes 5,5 mg de ferro, é uma fonte férrica interessante. Você pode enriquecer seus molhos, saladas, bruschetta e torradas com essas pequenas sementes, verdadeiro tesouro da cozinha.

9. Sementes de girassol: 5 mg por 100 g

Assim como os pinhões, não hesite em decorar suas receitas com sementes de girassol para adicionar um pouco de sabor enquanto desfruta da ingestão de ferro.

De fato, as sementes de girassol também são uma fonte de cálcio e magnésio. Seu conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados os torna um alimento de escolha para a saúde das artérias, mas também da pele e dos cabelos. Rico em fibras, eles também são benéficos para a digestão.

10. Feijão vermelho: 5 mg por 100 g (um dos melhores alimentos ricos em ferro)

Reconhecido como um superalimento, o feijão vermelho é uma fonte interessante de ferro. Esta leguminosa tem vários benefícios para a saúde, como melhor controle do diabetes e risco reduzido de doenças cardiovasculares. Além dos cereais, o feijão pode substituir o suprimento de proteína animal.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em ferro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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Carol

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