Alimentos ricos em vitamina C: os 8 melhores

alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é popular, pois precisamos dela para manter a vitalidade. Contudo, esta vitamina solúvel em água deve ser absolutamente fornecida pela dieta, já que nosso corpo não a sintetiza. Mas quais os alimentos ricos em vitamina C?

Para ajudar você a entender mais sobre os alimentos ricos em vitamina C, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais são as necessidades de vitamina C?

A necessidade de vitamina C é de cerca de 110 mg por dia, por pessoa. Isso representa 2 laranjas de tamanho médio. Os fumantes veem suas necessidades aumentadas para 130 mg/dia.

Para que serve a vitamina C no corpo?

Existem muitos benefícios:

  • Fortalece o sistema imunológico: Em termos concretos, aumenta a resistência a infecções, virais ou bacterianas.
  • A vitamina C é antioxidante: é um poderoso antioxidante que ataca os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.
  • É essencial para a saúde do tecido conjuntivo: participa da fabricação de colágeno: a pele, tendões, ligamentos e esqueleto dependem dele.
  • É benéfico para o sistema cardiovascular: atua positivamente nas paredes dos vasos sanguíneos e impede a oxidação dos lipídios no sangue.
  • A vitamina C também atua contra o estresse: Sua intervenção na formação de hormônios adrenais, incluindo cortisol, ajuda a reduzir o estresse.

Mas quais os alimentos ricos em vitamina C?

1. Pimentões

Pimentões verdes contêm 109 miligramas de vitamina C por vagem e, portanto, quase o dobro de seus parentes vermelhos. Isso cobriria adequadamente as necessidades de vitamina C de um adulto – o alimento ideal de vitamina C.

Além de seu teor de vitamina C, os pimentões também são saudáveis de outras maneiras: o consumo regular deve levar a uma melhor queima de gordura.

2. Groselhas pretas

Difícil de acreditar: as pequenas bagas pretas entregam quase o dobro da ingestão diária recomendada por 100 gramas.

Além da vitamina, as antocianinas responsáveis pela cor preta das bagas também são verdadeiras curas milagrosas. Elas estão entre os antioxidantes mais fortes e protegem nossas células do envelhecimento e de outros danos.

3. Salsa

O enfeite do macarrão ou caçarolas tem um ingrediente muito especial: a vitamina C. A salsa, contém quase quatro vezes a quantidade de vitamina C, como laranjas. Apenas alguns gramas contribuem para atender até 10% das necessidades diárias.

Além da vitamina C, contém muitos óleos essenciais que têm um efeito diurético e podem, assim, ajudar na inflamação da bexiga. Além disso, há muitas vitaminas A e E na erva.

Para realmente se beneficiar dos benefícios para a saúde da salsa, elas devem ser processadas cruas, por exemplo, em um pesto ou misturadas com a salada – para que você também possa absorver quantidades maiores.

4. Couve

De fato, os vegetais verdes são um verdadeiro talento geral. Embora a couve seja um verdadeiro alimento de vitamina C e uma porção cubra a necessidade diária de vitamina C duas vezes, também é particularmente boa para os olhos e a pele, porque contém vitaminas A e E.

5. Brócolis

Com meia cabeça de brócolis, a necessidade diária de vitamina C é coberta duas vezes – desde que você a coma crua. Devido a perdas na água de cozimento ou calor, a mesma quantidade de brócolis cozido cobre apenas as necessidades diárias de uma mulher cerca de 1,5 vezes.

Outra razão pela qual o brócolis deve estar regularmente em todas as dietas: além da vitamina C, ele também contém vitamina E e várias vitaminas B que protegem contra o envelhecimento da pele e danos celulares.

6. Couve de Bruxelas

Especialmente no inverno, é um alimento delicioso e saudável cheio de vitamina C! Uma porção de 200 gramas já cobre adequadamente as necessidades diárias de vitamina C. Além disso, é particularmente digerível.

De fato, além das vitaminas, as couves de Bruxelas podem fazer outra coisa: os pesquisadores descobriram que as couves de Bruxelas previnem alguns cânceres.

7. Limão

Para uma porção extra de vitamina C pela manhã, você pode simplesmente apimentar a água da torneira com um pouco de suco de limão – o suco de limão fornece cerca de 20 miligramas de vitamina formadora de osso e, portanto, pertence à lista dos principais alimentos ricos em vitamina C.

Como a vitamina C nos limões também tem um efeito antioxidante, protege frutas e vegetais fatiados do escurecimento nas bordas cortadas.

8. Kiwi

Um kiwi já cobre um terço da necessidade diária de vitamina C, então o Kiwi é um lanche rápido e saudável durante todo o ano para reabastecer os estoques de vitaminas.

Em suma, um estudo descobriu que dois a três kiwis por dia, durante 28 dias, estimulam processos que podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral.

Gostou de saber mais sobre os alimentos ricos em vitamina C? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Redatora do site GuiaParavida

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