Benefícios de andar de bicicleta

benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta tem muitos benefícios, alguns são mais conhecidos do que outros e, além disso, todos nós podemos apreciá-los facilmente. Mas quais os benefícios de andar de bicicleta?

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os benefícios de andar de bicicleta, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

15 principais benefícios de andar de bicicleta

1. Melhora as funções cognitivas

De fato, andar de bicicleta todos os dias é um combustível poderoso para o seu cérebro.

O exercício regular está relacionado à saúde cerebral e à redução de alterações cognitivas que podem nos deixar vulneráveis à demência mais tarde em nossas vidas.

O aumento do fluxo sanguíneo no cérebro é bom porque favorece neurotransmissores que mantêm nosso cérebro saudável.

2. Fortalece seu sistema imunológico

Um estudo descobriu que o ciclismo, além de conter os efeitos do envelhecimento, rejuvenesce o sistema imunológico.

Os achados mostraram que os ciclistas preservam a massa muscular e a força com a idade, mantendo níveis estáveis de gordura corporal e colesterol. Nos homens, os níveis de testosterona permanecem altos.

Mais surpreendentemente, os efeitos antienvelhecimento do ciclismo pareciam se estender ao sistema imunológico.

Um órgão chamado Timo, que produz células imunes chamadas células T, geralmente começa a encolher a partir dos 20 anos de idade. Mas descobriu-se que os ciclistas mais velhos geram tantas células T quanto as dos jovens.

3. Melhora sua vida sexual

A ciência não demorou muito para negar o mito com o qual muitos alegaram que o ciclismo influenciava negativamente a vida sexual dos ciclistas.

Um estudo concluiu que há uma relação positiva entre boa condição física e boa saúde sexual.

Os resultados indicam que a experiência sexual e o comportamento de homens e mulheres estão fortemente ligados ao autoconceito do indivíduo.

Portanto, alguns quilômetros por semana, ajudarão você a manter uma boa condição física e uma vida sexual saudável.

4. Melhora o processamento da atenção

A segurança de direção está relacionada à saúde de motoristas, pedestres e ciclistas.

Um estudo publicado na revista Accident Analysis & Prevention descobriu que os ciclistas estão mais atentos ao seu ambiente e, portanto, têm melhor atenção às suas mudanças, tornando-os melhores motoristas.

5. Aumenta a expectativa de vida

De fato, a atividade física reduz regularmente o risco de mortalidade por vários fatores, como hipertensão, diabetes, câncer, entre outros.

Isso é indicado por uma análise de treze estudos que relacionam a atividade física à expectativa de vida.

Em suma, tudo parece indicar que a atividade física no lazer é mais eficaz no aumento da expectativa de vida, uma média de 4,7 anos para mulheres e 3,9 anos para homens.

O que significa que usar a bicicleta para ir trabalhar ou fazer compras pode ajudar a prolongar nossas vidas.

6. Reduz os efeitos da doença de Parkinson

O ciclismo pode beneficiar pessoas com doença de Parkinson, especialmente se elas realizarem pedaladas intensas e rápidas

Andar de bicicleta, especialmente em maior intensidade, faz com que as regiões do cérebro que lidam com o movimento se conectem umas às outras de forma mais eficaz, aliviando os sintomas e retardando a degeneração cognitiva e física.

7. Diminui o risco de desenvolver câncer

De fato, várias pesquisas em todo o mundo estudaram a relação entre a prática de exercícios e a redução do risco de desenvolver câncer.

Da mesma forma, pesquisadores estudaram os benefícios do uso da bicicleta para inibir o desenvolvimento de câncer de cólon em 40%; câncer de intestino em 60% em comparação com aquelas pessoas sedentárias independentemente do seu índice de massa corporal.

Além de reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em 80% ao usar a bicicleta regularmente.

8. Reduz o risco de desenvolver condições cardiovasculares

Em suma, as doenças cardiovasculares incluem derrames, pressão alta e ataques cardíacos.

Felizmente, pesquisas dinamarquesas realizadas em 30.000 pessoas ao longo de 14 anos mostraram que o ciclismo fortalece regularmente o coração, os pulmões e a circulação, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

9. Reduz o risco de desenvolver diabetes

De fato, a falta de atividade física é uma das principais razões pelas quais as pessoas desenvolvem diabetes tipo 2.

Uma pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e nos Institutos Nacionais de Saúde descobriu que pessoas que pedalavam por mais de 30 minutos por dia tinham um risco 40% menor de desenvolver diabetes.

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10. Reduz a obesidade e melhora o controle de peso

Andar de bicicleta é uma boa maneira de evitar a obesidade e controlar ou reduzir o peso, pois aumenta sua taxa metabólica, desenvolve músculos e queima gordura corporal.

Com a prática de ciclismo, cerca de 300 calorias por hora são queimadas. Se o ciclismo for feito duas vezes ao dia, as calorias consumidas logo se somam e excedem a média para evitar a obesidade e aumentar o controle de peso.

Da mesma forma, pesquisas britânicas mostraram que um passeio de bicicleta de meia hora todos os dias serviria para queimar quase cinco quilos de gordura por um ano.

Gostou de saber mais sobre os principais benefícios de andar de bicicleta? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Redatora do site GuiaParavida

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