28/02/2020
como controlar uma crise de ansiedade

Como controlar uma crise de ansiedade – tudo o que você precisa saber!

Em princípio, poucas pessoas sabem como controlar uma crise de ansiedade. Contudo, é fundamental saber como fazer isso.

Para ajudar você a entender mais sobre como controlar uma crise de ansiedade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é uma crise de ansiedade?

A crise de ansiedade ou o ataque de pânico, é um episódio que se manifesta com intenso medo de morrer ou perder o controle. Ocorre de repente e pode durar de alguns minutos a algumas horas.

Se todos podem sofrer um ataque de ansiedade, é quando se torna crônico que isso se mostra problemático. Estima-se que cerca de 10% da população sofra uma crise de ansiedade a cada ano, a maioria mulheres e jovens (15 a 45 anos).

Sintomas: como reconhecer uma crise de ansiedade?

A crise de ansiedade tem muitos sintomas físicos característicos de um susto intenso: taquicardia (aumento da frequência cardíaca), palpitações cardíacas, tremores, suores frios, dificuldade em respirar (sensação de engasgo ou estrangulamento, dificuldade em encontrar a respiração), dores no peito, tonturas, mal-estar, náuseas e vômitos.

Esses sinais ocorrem repentinamente e duram em média meia hora.

Esses distúrbios físicos também são acompanhados por distúrbios psicológicos. Uma pessoa que sofre de uma crise de ansiedade experimenta pensamentos negativos devido à sensação de perda de controle de suas emoções ou gestos.

Isso resulta em diferentes medos: morrer, enlouquecer, desmaiar ou causar um ataque cardíaco ou cerebral.

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Causas de uma crise de ansiedade

Se uma crise de ansiedade pode ser espontânea (sem desencadear), geralmente é desencadeado por um distúrbio subjacente. Pode ser uma fobia por um objeto ou uma situação (agorafobia, por exemplo). A crise geralmente dura pouco neste caso.

Isso pode ser explicado por um transtorno de pânico devido a um trauma social recente (morte, divórcio, acidente …) ou depressão.

A origem da crise de ansiedade também pode ser muito mais distante e resultar de um antigo trauma que remonta à superfície. Isso é chamado de transtorno de estresse pós-traumático.

Além disso, vale lembrar que algumas drogas (alucinógenos, cocaína, anfetaminas) ou remédios podem causar um ataque de ansiedade.

Tratamento: como controlar uma crise de ansiedade?

No caso de uma crise de ansiedade, a primeira coisa a fazer é se concentrar na sua respiração. De fato, desacelerar (respirar em um saco de papel, por exemplo) geralmente pode dissipar o desconforto.

Além disso, o seu médico pode prescrever ansiolíticos (especialmente benzodiazepínicos) que ajudam a aliviar os sintomas. Tenha cuidado, no entanto, eles podem levar ao vício e efeitos colaterais.

O tratamento a longo prazo procura tratar o trauma ou fobia que causa a crise de ansiedade. Isso passa por uma terapia chamada terapia cognitiva e comportamental. Ocorre durante várias sessões em grupos ou indivíduos.

Como é uma crise de ansiedade?

Como já citei anteriormente, durante uma crise de ansiedade, sentimos um medo intenso, acompanhado por sensações físicas que podem variar de uma pessoa para outra: palpitações, sudorese, tremores, dificuldade em respirar…

A pessoa em um ataque de pânico sente que está perdendo o controle.

Como recuperar o controle durante uma crise de ansiedade?

Respirar

As crises de ansiedade fazem você se sentir fora de controle, e a respiração é uma boa maneira de se reconectar consigo mesmo.

Respire profundamente pelo nariz e imagine seu corpo se enchendo de ar como um balão. Depois expire lentamente pela boca até sentir que todo o ar escapou do seu corpo.

Repita isso 10 vezes e sempre mantenha o foco na sua respiração.

Pegue a “onda”

As crises de ansiedade geralmente ocorrem em ondas de sentimentos e emoções. A maioria das pessoas procura instintivamente escapar, o que pode levá-las a ficar ainda mais desamparadas diante dessa crise.

No entanto, uma boa maneira de acalmar o ataque é reservar um tempo para observar o que está acontecendo.

Portanto, quando sentir uma crise de ansiedade, tente visualizar cada sentimento como uma onda que você levaria. Aceite esse sentimento e lembre-se de que cada onda acabará por quebrar, e assim, subir.

Solicite seu cérebro

Durante uma crise de ansiedade, o estresse e as emoções invadem seu cérebro e seu corpo está no modo de sobrevivência.

Solicitar a parte lógica do cérebro é uma maneira muito boa para saber como controlar uma crise de ansiedade.

Para isso, diga a si mesmo: “Estou tendo uma crise de ansiedade, é assim que me sinto, mas tudo acabará em breve.” Você também pode fazer uma atividade que exija suas habilidades cognitivas ou motoras.

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Pratique Yoga e meditação para prevenir crises futuras

Embora não possamos prevenir efetivamente as crises de ansiedade, que ocorrem de maneira imprevisível, podemos brincar com o nosso nível de ansiedade na vida cotidiana.

E contra o estresse e a ansiedade, o Yoga e a meditação se provaram.

A meditação tem efeitos comprovados sobre o estresse e ansiedade. Na meditação, você aprende a se perguntar, a se reconectar consigo mesmo e a relaxar.

Quanto ao Yoga, ele influencia positivamente os níveis de ansiedade e estresse e o estado de bem-estar. É considerado um tratamento complementar eficaz em caso de transtornos de ansiedade.

Gostou de saber mais sobre como controlar uma crise de ansiedade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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Carol

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