Fontes de proteína vegetal que cabem no seu bolso!

fontes de proteína vegetal

Proteínas vegetais são elementos importantes na alimentação vegetariana, mas também para quem quer uma alimentação mais saudável. Mas você sabe quais são as principais fontes de proteína vegetal?

Muitas vezes há um valor exagerado sobre a nossa dependência da proteína animal. Desta forma, uma boa dieta rica e variada pode ser obtida a partir de proteínas vegetais. Felizmente, existe uma diversidade de alimentos que são fontes de proteína vegetal.

Para ajudar você a entender mais sobre as principais fontes de proteína vegetal, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Fontes de proteína vegetal que cabem no seu bolso!

Spirulina: 63 gramas de proteína a cada 100 g

A spirulina é uma das primeiras formas de vida do planeta. Hoje considerada um “superalimento”, suas qualidades nutricionais são incríveis e mais ricas do que sementes e cereais.

Com 63,5 gramas de proteína por 100 gramas, possui mais de 50 nutrientes. É particularmente excelente para o nosso sistema nervoso, que controla o metabolismo e regula as funções corporais.

É uma boa fonte de minerais e, precisamente, a melhor fonte de ferro do mundo. Portanto, a spirulina é uma excelente fonte de energia, além de ter a maior concentração de proteína que qualquer outro alimento natural do planeta.

Quinoa: 14 gramas de proteína a cada 100 g

As sementes muitas vezes são esquecidas quando o assunto é ingestão de proteína. Mas a quinoa contém 14 gramas de proteína por 100 gramas, o que é uma taxa muito alta!

Ela também contém 9 aminoácidos essenciais, que seu corpo precisa para se recuperar e crescer. E esses aminoácidos não são produzidos naturalmente pelo nosso corpo.

É por isso que é importante comer quinoa. Além disso, possui baixo índice glicêmico, é rica em fibras e isenta de glúten.

Certamente é uma das melhores fontes de proteína vegetal.

Aveia: 12 gramas de proteínas a cada 100 g

A aveia é um superalimento rico em benefícios. É o mais rico dos cereais em termos de ingestão de proteína.

Além disso, é rica em carboidratos de índice glicêmico médio, fibras e gorduras insaturadas. Ela contém 12 gramas de proteína por 100 gramas de farinha de aveia. É possível consumir todos os dias, especialmente no café da manhã!

Nozes: 21 gramas de proteínas a cada 100 g

As nozes não são muito consumidas pela maioria das pessoas. No entanto, é um dos alimentos fontes de proteína vegetal.

Elas contêm boas gorduras e proteínas, o que as torna essenciais em nossa dieta. Elas são ainda mais interessantes na dieta de um atleta, por exemplo.

Além disso, elas são ricas em fibras, vitaminas, minerais e oligoelementos. No entanto, é bom saber que elas são muito calóricas. As nozes contêm 570 calorias e 21 gramas de proteína por 100 gramas.

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Tofu: 19 gramas de proteína a cada 100 g

Alimentos derivados de brotos de feijão, são uma das melhores fontes de proteína vegetal. O tofu contém 19 gramas de proteína por 100 gramas.

Suas qualidades nutricionais são muito numerosas, pois contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso corpo.

Além disso, reduz o nível de colesterol ruim no sangue, luta contra a pressão alta e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Tofu tem uma má reputação, mas o segredo é saber como cozinhá-lo.

Certamente sem molho e sem tempero não tem gosto. Mas em uma boa comida temperada, pode ser um verdadeiro agrado. Uma excelente comida para os fãs de esportes!

Certamente é uma das melhores fontes de proteína vegetal.

Tempeh: 20 gramas de proteína a cada 100 g

Tempeh, feito de brotos de feijão (como o tofu), também contém proteínas de bom valor biológico, no sentido de que possui todos os aminoácidos necessários para o nosso corpo. Mais uma vez, é uma boa fonte de proteína vegetal.

O tempeh é menos conhecido que o tofu, mas é tão rico quanto, se não mais! Tem, após a sua fermentação, uma elevada biodisponibilidade em vários nutrientes. Com 3 g de fibra por 100 g, o tempeh é uma fonte importante de fibra dietética (o tofu tem muito pouca fibra).

Além disso, o tempeh contém mais proteína (20%), além de três vezes mais cobre e potássio.

Soja: 36 gramas a cada 100 g

Outro alimento rico em proteína vegetal é a soja. A soja pode substituir a carne porque contém mais ferro e proteína. Em 100g de soja, encontramos 36g em proteínas vegetais. Além disso, a soja está presente em 100% da culinária vegana e vegetariana.

Sementes de abóbora: 25 gramas a cada 100 g

As sementes de abóbora têm a distinção de serem degustadas in natura ou grelhadas. Todavia, independente do modo de preparo, elas são excelentes fontes de proteína vegetal.

Desta forma, em 100 gramas, elas fornecem 25 gramas de proteínas. Existem também outros elementos nutricionais essenciais.

Feijão azuki: 25 gramas a cada 100 g

Encontramos em 100g de azuki, 25g de proteínas vegetais. Azuki é um feijão cuja particularidade é sua cor vermelha, que é encontrada principalmente no Japão. Pode ser misturado com leguminosas ou feito puré. O azuki beneficia seu organismo devido ao seu alto teor proteico.

Grão de bico: 19 gramas a cada 100 g

Grão de bico é um alimento que pertence à família de leguminosas. Em 100g de grão de bico, 19g de proteínas vegetais são coletadas. Ele é, portanto, o campeão de leguminosas na ingestão de proteínas.

Gostou de saber mais sobre as principais fontes de proteína vegetal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Redatora do site GuiaParavida

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