Para que serve a arginina? Saiba mais aqui!

para que serve a arginina

A arginina é um dos constituintes que compõem as proteínas. Não é considerado um aminoácido essencial. Ou seja, o corpo é capaz de sintetizá-los a partir de outros aminoácidos ou encontrá-los na dieta. Mas para que serve a arginina?

A arginina está envolvida em vários processos metabólicos, como circulação e, em particular, vasodilatação das artérias. Atua como precursor do NO (óxido nítrico), na produção de hormônio do crescimento e creatina, cicatrização, suporte à imunidade, saúde cardiovascular…

Para ajudar você a entender mais sobre para que serve a arginina, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Arginina alimentos

A L-arginina é encontrada naturalmente em proteínas animais: ovos, leite, peixe e carne vermelha. Mas proteínas vegetais, especialmente nozes, leguminosas e cereais: lentilhas, soja, grão de bico, sementes de abóbora, amendoim… também as contêm.

Às vezes é interessante usar suplementação de arginina, quando a necessidade excede a capacidade do corpo de produzi-la ou consumi-la.

É o caso durante o treinamento intensivo que é muito estressante para o corpo e o sistema imunológico. A arginina acelera o processo de recuperação.

Os benefícios da arginina que você precisa conhecer!

Como a maioria dos aminoácidos, a arginina está envolvida na construção de proteínas, mas não apenas.

Arginina aumenta o volume sanguíneo muscular

O aumento do fluxo sanguíneo melhoraria a resposta metabólica ao exercício. Em particular a produção de NO e o desempenho e a força do bíceps.

Embora alguns parâmetros não se movam, o volume sanguíneo aumenta durante o período de recuperação de cada conjunto de exercícios resistidos. O aumento do fluxo sanguíneo permite que mais oxigênio e nutrientes sejam transportados para os músculos por um longo período de tempo.

Melhora as capacidades de contração e, portanto, o desempenho físico

A arginina pode, portanto, melhorar o desempenho do treinamento resistido em indivíduos saudáveis, aumentar a recuperação e reduzir os danos musculares.

Para que serve a arginina? A arginina aumenta GH durante o exercício

Este aminoácido está presente no momento da síntese proteica e permite o crescimento muscular. À medida que o músculo cresce, a arginina promove a liberação do hormônio do crescimento e contribui para o metabolismo da gordura.

O exercício sozinho já é um poderoso estimulante do hormônio do crescimento, portanto, tomar arginina durante um treino de força aumentaria a secreção de GH.

No entanto, são as pessoas que não estão acostumadas a treinar que mais se beneficiam. O papel do hormônio do crescimento e do influxo de nutrientes afeta a multiplicação.

Em outras palavras, o tamanho das células musculares faz com que os músculos cresçam e a massa muscular aumente.

Promove a queima de gordura armazenada

Um estudo em animais não verificado em humanos mostrou que a arginina poderia reduzir o tecido adiposo. Ao promover a queima de gordura armazenada, queima gordura para produzir energia.

Este é outro benefício indireto da arginina cujos mecanismos ainda não são bem conhecidos, mas que são importantes para um objetivo de musculação. Especialmente porque a arginina também reduz o apetite.

Suporte para o sistema imunológico

O treinamento intenso de musculação coloca muito estresse no corpo, o que eventualmente o estressa e o cansa e enfraquece o sistema imunológico.

Ele não é mais capaz de se defender contra infecções, lesões e inflamações. A suplementação com L-arginina pode melhorar os resultados da função imunológica, de acordo com uma meta-análise.

Qual a função da arginina no coração e na libido?

A produção de NO protege o sistema cardiovascular. Mas a arginina também luta contra a hipertensão, colesterol alto, tabagismo… melhorando a saúde das artérias.

A arginina melhora o fluxo sanguíneo, a oxigenação e a elasticidade de todos os vasos periféricos. No final, portanto, tem um efeito positivo na ereção, resistência e desempenho sexual.

Embora seu efeito na potência sexual e libido não seja tão rápido, é mais durável.

Quando tomar arginina no treinamento de força?

Quando você treina duro, o bom funcionamento do sistema imunológico fica comprometido. Tomar arginina antes do treinamento prepara o corpo para a recuperação e estimula as funções de reparo.

Além disso, o “efeito bomba” do NO melhora as capacidades de contração do músculo e garante o fornecimento de nutrientes, abrindo as válvulas, quando o músculo precisa deles. Desempenho e motivação são imediatamente afetados!

A arginina é tomada 30 minutos antes da sessão, nos dias de treinamento, a fim de melhorar o desempenho e as sensações musculares (efeito do congestionamento na contração).

Como todos os suplementos, a arginina não é recomendada durante a gravidez ou amamentação. Dadas as suas propriedades vasodilatadoras, também não é recomendado para pessoas com risco cardíaco.

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Redatora do site GuiaParavida

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